quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Felizes Juntos - Wong Kar-Wai (1997)



SENSACIONAL.

» Sinopse: Po-Wing e Yiu-Fai são dois namorados que vão a passeio pela Argentina, mas acabam tendo de ficar mais tempo por lá. Yiu-Fai começa a trabalhar numa casa de tango para juntar dinheiro para a volta, enquanto Po-Wing começa a se afastar cada vez mais deste. Yiu-Fai logo arranja um amante, e a vida começa a melhorar, enquanto a degradação do antigo parceiro só aumenta.

Desse filme, só a sinopse, de cara, já veio a me agradar. O fato de Wong Kar-wai ter convencido a patota dos intelectuais de cannes a lhe entregarem o prêmio de melhor diretor em 1997 nem me deixou tão perplexo assim, mas a história, sim. O meu retrospecto com filmes de otima sinopse não são tão bons. Quase sempre me decepciono, mas tudo bem, acontece. Coisas da famigerada expectativa excessiva. Quanto mais expectativa você tem, a chance aumenta de uma decepção se concretizar.



É muito difícil falar sobre um filme cult, principalmente para um leigo em teoria cinematográfica, mas esse filme extrapola um pouco mais que isso. Só se você for um leigo em sensibilidade é que realmente não vai gostar desse filme. Ou se você for mais um dos milhões de machões que existem espalhados pelo mundo, que se enojam com um casal homossexual, e passa por um mendigo na rua tranquilamente, ouvindo seu mp3. A verdade é que esse filme é pura arte, e não preciso estar falando de termos técnicos para explanar isso. Na verdade não dá pra explanar isso, só mesmo assistindo. Vou me abster de comentar a narrativa em si.

Trilha sonora genial, fotografia ESPETACULAR, que varia entre tons de cores muito bem trabalhados e o preto e branco, e sinceramente, QUALQUER AMEBA, QUALQUER IDIOTA, QUALQUER ZÉ RUELA PODE PERCEBER QUE ESSE FILME É UMA AULA DE DIREÇÃO!!!

Troféu joínha para Wong Kar-Wai!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário