terça-feira, 13 de outubro de 2009

A SANTÍSSIMA TRINDADE DO JAZZ

É, eu gosto de jazz! Não entendo nada de teoria musical, não sei tanto da história do jazz, mas gosto dessa porra e acabou-se. E pra mim existem 3 cds que foram essenciais para que eu gostasse dessa bagaça, e acredito que nenhum jagunço possa falar do Jazz sem pelo menos ter passeado com as orelhinhas nessas 3 petitas de ouro. Voilà!

NUMERO 1:
Miles Davis - Kind of Blue (1959)



Essa é, para muitos, a maior obra da História do Jazz. Pra mim também. Dizem que Miles Davis só deu uma linha geral, um esboço do que seriam as musicas para os musicos que lhe acompanharam. O resto é improvisação...

John Coltrane (Sax Tenor)
Bill Evans (Piano)
Paul Chambers (Contrabaixo)
Jimmy Cobb (bateria)
Julian "Cannonball" Adderley (Saxofone Alto)

01 - So What
02 - Freddie Freeloader
03 - Blue In Green
04 - All Blues
05 - Flamenco Sketches
06 - Flamenco Sketches (Alternate Take)

DOWNLOAD

SO WHAT (AO VIVO)


NUMERO 2:
John Coltrane - A Love Supreme (1964)



Pesado, espiritual, transcedental, fluido, alucinógeno musical... eu sinceramente não tenho muito o que falar desse disco não. Vejam só minha sorte, conheci o jazz através dessa obra, e não parei mais. Coltrane fala de uma parada extremamente rica através do jazz: Deus, o criador. Sim, o cara resolveu dar a sua concepção pessoal dessa força maior através de quatro músicas. Até agora, foi a fotografia mais bem elaborada disso que muita gente tenta explicar e poucos procuram entender. A sensação no fim do cd é que realmente você chega perto de Deus. Vai de cada um...

Coltrane - Sax Tenor
McCoy Tiner - Piano
Jimmy Garrison - Baixo
Elvin Jones - Bateria

01 - Acknowledgement
02 - Resolution
03 - Pursuance
04 - Psalm

DOWNLOAD

NUMERO 3:
Duke Ellington, Charles Mingus e Max Roach - Money Jungle (1962)



Tcharan!! Escolha um tanto inusitada, mas isso é o bom de não ter que responder de maneira formal as minhas escolhas. Eu gosto porque gosto, e ponto final. E não teria como ser diferente. A parada é simples: Max Roach na bateria e Charles Mingus no baixo, dois caras que vinham do Bebop, com Duke Ellington no Piano, um monstro do Swing dos anos 30, que influenciou os dois. Os doidão só com isso tiram um som sensacional, extremamente bonito. Me agrada tanto que fica em terceiro.

01. Very Special
02. A Little Max (Parfait)
03. A Little Max (Parfait) (alternate take)
04. Fleurette Africaine
05. REM Blues
06. Wig Wise
07. Switch Blade
08. Caravan
09. Money Jungle
10. Solitude (alternate take)
11. Solitude
12. Warm Valley
13. Backward Country Boy Blues

DOWNLOAD



Acho que consegui me redimir dessa pausa de 10 dias... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário