quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Chet Baker - Le Poète du Jazz (2001)



Esse era doido. E não era pouco não! Um dos caras mais geniais do jazz, se equiparava fácil ao maior trompetista de todos os tempos, Miles Davis. Na verdade ele era considerado o "Miles Davis branco". Quanta injustiça. Com os dois! Chet tinha um estilo muito próprio, muito doce, que penetra a alma, o âmago do ser. Ouvir Chet Baker é uma arte! Lançava albuns freneticamente, vários que foram considerados pérolas do jazz, outros nem tão bons assim. Dizem que essa produção excessiva só ocorreu porque ele precisava de grana pra sustentar a Heroína, que, por sinal, detonou o cara em menos de 20 anos, quando Chet Baker tinha 50 anos com aparência de 70!!! De galã da música, se transformou no espelho da degeneração provocada pelas drogas. Eu acho esse discurso todo mó paranóia reacionária, que na verdade é um saco. Na moral, cada ruga, cada sulco, toda a sua fragilidade no fim da vida, representava experiências que, sem sombra de dúvidas, poucos mortais poderão sentir, viver. Rugas que valem mais que milhares de vidas (?) perdidas no mar morto da sobrevivência.
Chet morreu na Holanda, no fim da década de 80, ao cair do segundo andar de um prédio em Amsterdam, num incidente que está envolto num clima de mistério entre o homicídio, o suicídio, ou a morte acidental. Esse cara tem tanta história que eu poderia passar o dia escrevendo isso aqui, e isso seria um prazer, mas enfim... vou deixar a música dele falar, e se ela for apreciada com respeito, vai tocar qualquer um. Esse compilação é ótima para a introdução na música de Chet Baker, uma antologia francesa com as melhores dele. Abre o vinho, acende a coisa, chama a gata e deixa rolar...

01 - my funny valentine
02 - embraceable you
03 - do it the hard way
04 - it could happen to you
05 - i fall in love too easily
06 - but not for me
07 - how high the moon
08 - i'm old fashioned
09 - the thrill is gone
10 - angel eyes
11 - the song is you
12 - sweet lorraine
13 - time after time
14 - how long has this been going on
15 - lets get lost
16 - when i fall in love
17 - you and the night and the music
18 - you dont know what love is
19 - my old flame.
20 - my funny valentine

down

lets get lost

Um comentário:

  1. POOOO quando achei esse album tá fora.... que pena, abração! i.d-portal@hotmail.com se der me manda por email quando tu arrumar o link ou algo do tipo.

    ResponderExcluir