domingo, 13 de março de 2011

João Donato - Quem é Quem (1973)




Hoje eu tô na vibe das brasilianices & derivados: João Donato, nascido em Boa Vista, Roraima, é um grande expoente do que podemos chamar de música brasileira. Este é o seu primeiro album que contém letras nas músicas, mas quase isso não acontecia. Como assim? Deixe o mesmo explicar:

“Comecei a fazer letra com um monte de gente. Eu ia gravar instrumental dentro de alguns dias e o Agostinho dos Santos falou: ‘Vai gravar tocando piano de novo? Todo mundo já ouviu isso. Se fosse você, eu gravaria cantando’. Como foi uma resolução apressada, colocamos quatro ou cinco letristas. Tinha uma semana para arrumar letras para 12 músicas. Tinha mais de uma pessoa fazendo letras para a mesma música, sem saber! Eu mandava as fitas para todo mundo e chegavam letras diferentes para a mesma música. Meu irmão (Lysias Ênio) fez a letra para "Até quem sabe" e o Dorival Caymmi tinha feito também. Quando ele leu a letra do Lysias, disse: 'Vou rasgar a minha, a dele está melhor'. E rasgou. Eu não devia ter deixado, devia ter ficado com a letra dele e feito outra música em cima (risos).” (João Donato)

Rhodes brizantes, este cara é um mestre. "Me deixa" é uma das melhores músicas que eu já escutei, e tenho dito rsrsrs. "Deguste" e aprecie sem a mínima moderação!

1. Chorou, Chorou (João Donato / Paulo César Pinheiro)
2. Terremoto (João Donato / Paulo César Pinheiro)
3. Amazonas a.k.a. Amazon (João Donato / letra posteriormente adicionada por Lysias Enio))
4. Fim de Sonho (João Donato / João Carlos Pádua)
5. A Rã/a.k.a. The Frog/O Sapo (João Donato / letra posteriormente adicionada por Caetano Veloso)
6. Ahiê - a.k.a. Where´s JD (João Donato / Eumir Deodato/ letra posteriormente adicionada por Paulo César Pinheiro)
7. Cala A Boca, Menino (Folclore baiano, adaptção de Dorival Caymmi)
8. Nana das Águas (João Donato / Geraldo Carneiro)
9. Me Deixa (João Donato / Geraldo Carneiro)
10. Até Quem-Sabe (João Donato / letra posteriormente adicionada por Lysias Ênio)
11. Mentiras (João Donato / Lysias Ênio) Participação: Nana Caymmi
12.Cadê Jodel (João Donato / Marcos Valle)

Bateria - Lula Nascimento
Guitarra - Hélio Delmiro
Teclados [Rhodes] - João Donato
Percussão - Naná Vasconcelos
Produção - Marcos Valle



DOWNLOAD



Um comentário:

  1. Valeu meu velho! Grande álbum deste que é um dos maravilhosos músicos brazucas que construíram nossa identidade.

    ResponderExcluir